Acordo para destinação de resíduos beneficia indústrias moveleiras de Uberaba


Sindicado firma parceria com prestadores de serviço e aterro sanitário e consegue reduzir custos para associados

O Sindicato das Indústrias da Marcenaria, Carpintaria e Serraria de Uberaba (Sindmov) firmou uma parceria com empresas de destinação final de resíduos sólidos, com o objetivo de reduzir custos e incentivar o descarte correto para indústrias do setor. Depois de realizar um diagnóstico para identificar a maneira mais adequada ambientalmente para a disposição dos rejeitos, o Sindmov promoveu rodadas de negócios tanto com companhias de transporte de resíduos como com o aterro sanitário da cidade, e conseguiu diminuir em 51% o preço final dos serviços para as empresas associadas à entidade.
A iniciativa ficou em terceiro lugar na categoria Defesa Setorial do 1º Prêmio Melhores Práticas Sindicais da FIEMG. O Prêmio elegeu as mais inovadoras ações de cada estado nas categorias “comunicação, relacionamento com o associado e programas de associativismo”, “negociação coletiva” e “defesa setorial”.
O setor moveleiro utiliza como matéria-prima MDF (Medium Density Fiberboard) e MDP (Medium Density Particleboard), materiais produzidos com aglutinação de pedaços de madeira e que podem conter produtos inadequados à geração de energia pela emissão de poluentes atmosféricos.
O estudo elaborado pelo Sindmov comprovou que a disposição final adequada dos resíduos seria em aterro sanitário, o que deu origem à ideia de negociação com os prestadores desses serviços.


Fonte: Site Fiemg
Próxima Postagem
« Prev Post
Próxima Postagem
Próximo Post »
0 Deixe seu comentário!