Sustentabilidade na empresa

Nesta quinta-feira (29), a equipe da Revista Ecológico fez uma visita técnica à fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil, localizada na cidade de Itabirito (MG). A ideia era conhecer as ações sustentáveis da empresa. Uma delas, a reutilização de água da chuva para rega dos jardins e uso nos banheiros, iluminação natural no ambiente da fábrica e o uso de luz fotovoltaica nos postes externos da área. 

Inscrições ao “VII Prêmio Hugo Werneck” são prorrogadas até outubro

  Inscrições ao “VII Prêmio Hugo Werneck” são prorrogadas até outubro


Indivíduos, empresas e instituições terão até 14/10 para participar da maior premiação sobre meio ambiente do país

Atendendo a pedidos e solicitações vindas de todo o Brasil, as inscrições e indicações para a sétima edição do “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza” serão prorrogadas até às 23h59 de 14 de outubro próximo.

Até o início de setembro, o número de inscrições havia superado em quase 10% o da premiação anterior. Para participar da edição 2016, os interessados devem acessar o site www.premiohugowerneck.com.br, preencher o formulário de inscrição/indicação e anexá-lo aos documentos exigidos no regulamento.

Sob o tema “Mudanças Climáticas – Qual a sua contribuição?”, a premiação irá reconhecer indivíduos, projetos e instituições que desenvolvem iniciativas sustentáveis que contribuem para reduzir os efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Participe!

·         Confira as categorias deste ano:

Abertas

Melhor Exemplo em Água, Ar, Flora ou Fauna
Melhor Exemplo em Educação Ambiental
Melhor Exemplo em Inovação Ambiental
Melhor Exemplo em Mobilização Social
Melhor Exemplo do Terceiro Setor
Melhor Anúncio ou Campanha Publicitária
Melhor Empresa
Melhor Empresário
Melhor Político
Destaque Municipal
Destaque Estadual
Destaque Nacional
Personalidade do Ano

Específicas para patrocinadores

Melhor Parceiro Sustentável
Melhor Projeto de Parceiro Sustentável

Contatos

Inscrições e indicações
Janaína Ribeiro
(31) 3481-7755

Assessoria de Imprensa
Luciano Lopes – luciano@souecologico.com
Cristiane Mendonça – cristiane@souecologico.com
facebook.com/premiohugowerneck




ICLEI, uai!



Minas são muitas e seus talentos também. Mais um mineiro acaba de assumir um importante cargo na principal associação internacional de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável, o ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, com sede em São Paulo (SP). Rodrigo Perpétuo, 41 anos, é o novo secretário-executivo do Secretariado Regional do ICLEI para a América do Sul, que apoia uma rede de mais de 40 cidades sul-americanas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, que representam mais de 100 milhões de habitantes em oito países. Ao longo de sua trajetória profissional, Perpétuo, que é economista, foi chefe da assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas e braço sustentável de Marcio Lacerda, na  Prefeitura de BH.

Cenibra em alta


O novo diretor-presidente interino da Cenibra, Naohiro Doi, pode ganhar ainda mais pontos com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, no apoio parceiro contra a extinção de várias espécies de aves no Vale do Aço, onde a empresa atua. Vários ambientalistas presentes à solenidade de ratificação do Acordo de Paris, pelo presidente Temer, estiveram depois no gabinete do ministro em nome desta causa nobre. Liderados pelo ator e também ativista ambiental Victor Fasano, eles não apenas elogiaram como também se
disserem preocupados com o futuro do  “Projeto Mutum”, sediado e patrocinado na sua RPPN Fazenda Macedônia. Desde 1990 ele é desenvolvido pela Crax, entidade não governamental
dirigida por Roberto Azeredo, um dos mais importantes especialistas em reintrodução de fauna silvestre do país. Ambos, empresa e criador, já foram várias vezes premiados por isso. Diante da devastação crescente ao redor das florestas protegidas pela Cenibra, os ambientalistas querem que ela aumente o seu apoio.

Imagens: 
1. Bruno Girin
2.Divulgação

Sisema presente



Representado pelo secretário-adjunto da Semad, Germano Vieira,  Minas também se fez presente na solenidade de ratificação do Acordo de Paris, em Brasília (DF). Segundo ele, através do "Plano Estadual de Energia e Mudanças Climáticas", as ações que já vêm sendo implementadas desde 2009, nas áreas de energia, agricultura, florestas e outros usos do solo, transportes, indústria e resíduo vão garantir uma redução de 17% a 20% das emissões dos gases de efeito estufa entre as nossas montanhas até 2030.

ArcelorMittal é reconhecida pela Fiemg por boas práticas ambientais



A ArcelorMittal Mineração foi reconhecida pelo Banco de Boas Práticas Ambientais da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Trata-se de estudo de caso sobre a disposição de rejeitos em pilhas. Inicialmente, através do desaguamento em baias de decantação, e posteriormente, aprimorado para dispor em cavas inativas, otimizando a operação e ajudando ainda, a recarga do lençol freático. 

Durante o evento, que divulga práticas sustentáveis e de destaque no estado, a empresa apresentou o “case” aprovado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e pela própria Fiemg aos profissionais dos setores de mineração e ambiental. 

A ArcelorMittal Mineração atua em duas minas em Minas Gerais (Bela Vista de Minas e em Itatiaiuçu - Retirei na região de Serra Azul). Em 2012, a empresa vivia um dilema: prosseguir na produção de minério de ferro sem uma barragem de rejeitos. Para garantir a continuidade das operações, a companhia desenvolveu um método inovador de disposição de rejeitos em pilhas que permitisse a exploração do itabirito local e o uso do sistema de concentração do minério sem uma barragem de contenção.  

Projeto Rondon Minas Resíduos: conheça a história dos vencedores do Prêmio Hugo

Em 2011, o Projeto Rondon Minas Resíduos, realizado pela PUC Minas, foi eleito pelo “Prêmio Hugo Werneck” como "Melhor Exemplo Acadêmico". A iniciativa conta com a participação de universitários de várias áreas, que são capacitados para atuar principalmente na redução e reciclagem de lixo urbano em municípios mineiros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os estudantes realizam oficinas de formação humana e profissional, geração de renda, resgate cultural, incentivo ao turismo, problemas ambientais, fortalecimento organizacional e inclusão social com o público-alvo do projeto, que engloba desde catadores a representantes da sociedade, escolas e agentes de saúde.
Se você conhece ou participa de alguma iniciativa de educação ambiental, indique ou inscreva-se no Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza 2016.

Este ano, o tema será “Mudanças Climáticas – Qual a sua contribuição?”. A premiação reconhecerá indivíduos, projetos e instituições que desenvolvem iniciativas sustentáveis que contribuem para reduzir os efeitos do aquecimento global e que também incentivam a proteção do meio ambiente a melhoria da qualidade de vida das populações.


As inscrições e indicações podem ser feitas até o dia 30 de setembro de 2016 por meio do preenchimento de formulário disponível no site www.premiohugowerneck.com.br. Participe!

Imagem: Divulgação

Conheça a história dos vencedores do Prêmio Hugo Werneck


Em 2014 o Programa Jogue Limpo foi eleito pelo Prêmio Hugo Werneck como “Melhor Exemplo em Mobilização Social”. A iniciativa tem como objetivo dar uma destinação ambientalmente correta às embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo, utilizando um sistema de logística reversa. O recebimento das embalagens é feito em pontos cadastrados de revenda dos lubrificantes, e após serem recolhidas, as embalagens são transportadas em veículos especiais para centrais de recebimento. Nessas centrais, as embalagens plásticas usadas recebem um tratamento especial, em que são drenadas, retirando todo o resíduo de lubrificantes que poderia contaminar a reciclagem, e também prensadas, possibilitando assim, seu encaminhamento para as empresas recicladoras licenciadas e aprovadas pelo Programa. Atualmente o Programa está presente em 70% dos municípios brasileiros. 

Conhece alguma iniciativa que mereça ser reconhecida pelo trabalho ambiental? Faça sua inscrição ou indicação ao "VII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza": www.premiohugowerneck.com.br 

Prêmio Hugo Werneck 2016 prorroga inscrições

Prêmio Hugo Werneck 2016 prorroga inscrições



Indivíduos, empresas e instituições terão até 30 de setembro para participar da maior premiação ambiental do Brasil

Estão oficialmente prorrogadas até às 23h59 do dia 30 de setembro as inscrições e indicações ao “VII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”. Uma realização da Revista Ecológico, a premiação irá reconhecer indivíduos, projetos e instituições que desenvolvem iniciativas sustentáveis que contribuem para reduzir os efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas. E que também incentivam a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das populações.

Sob o tema “Mudanças Climáticas – Qual a sua contribuição?”, o homenageado especial de 2016 será o médium espírita Chico Xavier (1910-2002), que há mais de cinco décadas já alertava para a urgência de como evitar o aquecimento global. Sua revelação climática - que aponta 2019 como a data limite para as nações respeitarem as diferenças, evitar a III Guerra Mundial e, assim deixar de destruir a natureza e viver em paz -, tornou-se um alento para a evolução espiritual da humanidade. E uma orientação máxima para o ser humano deixar de aquecer o planeta.

Como pregava o ambientalista Hugo Werneck, “o planeta ainda tem jeito. Não podemos perder a esperança”. Desde 2010, 111 projetos, personalidades e instituições de vários estados brasileiros foram homenageados na premiação. As inscrições e indicações para a edição 2016 podem ser feitas pela internet, por meio do site www.premiohugowerneck.com.br. Faça já a sua!

·         Confira as categorias deste ano:

Abertas

1.      Melhor Exemplo em Água, Ar, Flora ou Fauna
2.      Melhor Exemplo em Educação Ambiental
3.      Melhor Exemplo em Inovação Ambiental
4.      Melhor Exemplo em Mobilização Social
5.      Melhor Exemplo do Terceiro Setor
6.      Melhor Anúncio ou Campanha Publicitária
7.      Melhor Empresa
8.      Melhor Empresário
9.      Melhor Político
10.  Destaque Municipal
11.  Destaque Estadual
12.  Destaque Nacional
13.  Personalidade do Ano

Específicas para patrocinadores

14.  Melhor Parceiro Sustentável
15.  Melhor Projeto de Parceiro Sustentável

CONTATOS

Inscrições e indicações
Janaína Ribeiro
(31) 3481-7755

Assessoria de Imprensa
Luciano Lopes – luciano@souecologico.com
Cristiane Mendonça – cristiane@souecologico.com
www.premiohugowerneck.com.br / facebook.com/premiohugowerneck