Cástor Cartelle: conheça a história dos vencedores do Prêmio Hugo Werneck

Professor Cartelle - Imagem: Reprodução
“Ficar nas coisas negativas? Não. Havendo o sol, para que ficar nas sombras? Se há sombras, o sol da esperança dos que vêm atrás de nós vai fazer com que elas diminuam. Para alguém que teve a felicidade de cair neste país, aos 18 anos, e nunca se sentiu estrangeiro, e de ter uma mulher e um filho brasileiros, é aqui que quero morrer”. Foi com esse depoimento emocionado que o professor e paleontólogo, Cástor Cartelle, recebeu, em 2014, o troféu Prêmio Hugo Werneck na categoria “Melhor Personalidade”, em homenagem à sua história atuante na luta ambiental.
Você conhece alguém que também merece ser reconhecido por sua história a favor do meio ambiente? Faça a inscrição ou indicação no site:www.premiohugowerneck.com.br . 

As inscrições 2016 estarão abertas até o dia 05 de setembro.

Dama da Comunicação emociona BH


Christina: "A Dama da Comunicação" Foto Alessandro Carvalho
Em palestra sobre comunicação e sustentabilidade, Christina Carvalho Pinto falou sobre o novo papel dos profissionais de mídia, empresários e gestores em tempos de mudanças climáticas

Mais de 120 jornalistas, publicitários, empresários e políticos estiveram no auditório da nova sede da Fiemg, na capital mineira, para assistir à palestra de Christina Carvalho Pinto, presidente e sócia do Grupo Full Jazz, de São Paulo. Vencedora de grandes prêmios nacionais e internacionais, como o de “Profissional da Década”, concedido pela Abracomp, e o Leão de Cannes, ela foi considerada em votação aberta pela internet “a Profissional com maior significado para a Criação Publicitária no Brasil nos últimos 20 anos”.
O evento, que emocionou a todos, contou com a participação do sub-secretário estadual de Comunicação, Marcus Gimenez, representando o governador Fernando Pimentel, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, representando Marcio Lacerda, o presidente da Cenibra, Paulo Brant, e Luís Márcio Vianna, diretor de Relações Institucionais do Sindiextra, representando José Fernando Coura.
Visionária, Christina Carvalho foi a primeira profissional de mídia a abraçar e promover a causa da sustentabilidade em agências de publicidade e empresas, o que lhe rendeu o título de “Dama da Comunicação”. No evento em BH, ela abordou o papel dos profissionais de mídia, políticos, empresários e gestores ambientais em tempos de aquecimento global e mudanças climáticas.
“Se a crise é geral, em vez de entrarmos em depressão, devemos perceber que há uma convergência de fatores em que o próximo passo é a mudança positiva. O mundo corporativo só pensa em ‘o quê’, que é bater a meta no fim do mês. Acontece que, entre o aqui e o ali, tem o ‘como’. E sustentabilidade é isso”, disse a publicitária, que prefere ser chamada de empreendedora e ambientalista.
Christina destacou a necessidade de líderes se sentirem integrados ao todo para entenderem que cada passo, cada tomada de decisão, constrói e preserva a natureza ou destrói o meio ambiente à sua volta. Praticante de ioga, meditação e artes marciais há mais de duas décadas, ela ressaltou que o grande segredo é adotar a sustentabilidade como missão. “A nossa alma precisa se alimentar diariamente do bom e do belo, das flores e das cores da natureza. Sustentabilidade é o resultado de um sentimento de apreciação. Grandes líderes são grandes guerreiros. São aqueles que se expressam em qualquer monte”, pontua Christina, eleita pelos assinantes da Revista Forbes e do jornal Gazeta Mercantil como a mais influente profissional do Brasil no setor de Marketing e Publicidade.
Durante o evento, o jornalista e diretor da Revista Ecológico, Hiram Firmino, lançou o tema da sétima edição do “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”: “Mudanças Climáticas – Qual a sua Contribuição?”. O médium Chico Xavier será o homenageado especial de 2016.
“A premiação este ano irá reconhecer e homenagear projetos, instituições e indivíduos que contribuem com iniciativas sustentáveis capazes de reduzir os efeitos do aquecimento global, bem como o enfrentamento das mudanças climáticas potencializadas pela ação humana. E que também incentivam a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das populações”, ponderou Hiram.
As inscrições e indicações para o “VII Prêmio Hugo Werneck” são gratuitas e podem ser feitas por meio do site www.premiohugowerneck.com.br.