Você na Ecológico

Imagem: Shutterstock

Gosta de escrever? Curte falar sobre meio ambiente e sustentabilidade? Mobilidade urbana? Alimentação saudável? Reciclagem? Florestas e animais? Produz vídeos legais sobre esses temas? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, a Revista Ecológico abre espaço para você.
O site da revista está em busca de colaboradores para produção de conteúdo online. Blogueiros, universitários, profissionais ou demais interessados que produzam conteúdos sobre temas relacionados ao meio ambiente serão bem-vindos! A ideia é fortalecer ainda mais o site da Ecológico como um espaço colaborativo, onde vários personagens e histórias têm espaço.
Para se tornar um colaborador, você pode enviar uma das opções abaixo:
1. Um vídeo de própria autoria, com até cinco minutos de duração, falando sobre algum assunto ligado ao meio ambiente e sustentabilidade;
2. Texto de própria autoria, em até uma lauda e meia, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, falando sobre algum assunto ligado a meio ambiente e sustentabilidade;
3. Link de seu blog ou site que aborde meio ambiente e sustentabilidade e que possua, no mínimo, frequência de uma postagem por mês.
Todos os conteúdos deverão ser enviados para redacao@revistaecologico.com.br colocando no espaço “Assunto” a expressão “Colaborador Ecológico”. Os materiais serão analisados pelos editores da Revista Ecológico e, caso estejam em consonância com nossa linha editorial, será feita uma parceria colaborativa (não remunerada) para a publicação do material no site www.revistaecologico.com.br.
A parceria está aberta para indivíduos de qualquer região do Brasil. Os conteúdos deverão ser enviados até o dia 08 de julho de 2016. Após análise e validação, os autores dos materiais selecionados serão comunicados por e-mail qual data em que o material será disponibilizado no site da Ecológico.

Quem Somos
Revista Ecológico é uma publicação feita por quem tem um compromisso afetivo com a causa socioambiental e a sustentabilidade do planeta. A Ecológico aborda cultura, arte, política e meio ambiente em um mesmo espaço, divulgando, de maneira profissional e ética, quem protege ou ainda degrada a natureza que nos protege.
Missão
Formar opinião de qualidade sobre sustentabilidade para ampliação da consciência e mudança de atitude das pessoas e organizações.
Nosso Trabalho

Editada por uma equipe de profissionais especializados, a Revista Ecológico é uma publicação que aborda temas como meio ambiente, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. Com tiragem mensal de 26 mil exemplares e distribuída a cada lua cheia, ela chega ao leitor através de mailing nacional dirigido, assinaturas e venda avulsa em bancas, além de notícias publicadas diariamente no site www.revistaecologico.com.br

Participe da palestra da “Dama da Comunicação” em BH!

A Revista Ecológico e a Fiemg, através do SindiExtra, têm o prazer de convidá-lo (a) para a palestra-café, seguido de coquetel, com Christina Carvalho Pinto, presidente do Grupo Full Jazz de Comunicação, de São Paulo, eleita pela Fundação Dom Cabral como o melhor exemplo de inovação empresarial do país.
 
Primeira mulher na América Latina a presidir um megagrupo multinacional (Young & Rubican), a considerada “Dama da Comunicação” brasileira irá abordar o novo e estratégico papel dos jornalistas, publicitários, assessores de imprensa, gestores de meio ambiente, políticos e dirigentes de empresas diante do planeta e sua humanidade ameaçados pelas mudanças climáticas.
 
Na oportunidade, será lançado oficialmente o tema também climático do
“VII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”.
 
Data: 06 de julho (quarta-feira)
Horário: De 14h a 17h
Local: Auditório da Fiemg
Endereço: Av. do Contorno, 4456 – Funcionários – BH
 
O evento é gratuito e as vagas são limitadas, por ordem de confirmação.


MRV: mérito ambiental


O Projeto Escola Nota 10, lançado pela construtora mineira MRV e destinado a proporcionar cursos de capacitação e a alfabetização a operários em canteiros de obras espalhados pelo país, acabou dando reconhecimento nacional à empresa. Prova patente da conquista ocorreu esta semana, em São Paulo, quando a construtora fundada por Rubens Menin foi contemplada com o Prêmio de Destaque Socioambiental de 2016 na festa do Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, promoção da Federação das Indústrias de São Paulo. O engenheiro Eduardo Fischer, presidente da MRV Engenharia e do Instituto MRV, recebeu a honraria.

*Nota extraída do Jornal Estado de Minas

Abertas as inscrições para o VII Prêmio Hugo Werneck

Inscrições abertas para o VI Prêmio Hugo Werneck 2016
“A destruição dos recursos da natureza, mesmo a título de progresso, é uma triste tendência dos homens da atualidade. E cremos que semelhante agressão à vida natural se fará seguida por amargas consequências de que o tempo trará notícias à humanidade terrestre.”
Chico Xavier
Já estão abertas as inscrições e indicações para o “VII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”. Sob o tema “Mudanças Climáticas – Qual a sua contribuição?”, a edição deste ano reconhecerá indivíduos, projetos e instituições que desenvolvem iniciativas sustentáveis que contribuem para reduzir os efeitos do aquecimento global bem como o enfrentamento das mudanças climáticas potencializadas pela ação humana. E que também incentivam a proteção do meio ambiente a melhoria da qualidade de vida das populações.
O homenageado especial de 2016 será o médium espírita Chico Xavier (1910-2002), que há mais de cinco décadas já alertava para a urgência de como evitar o aquecimento global. Sua revelação climática - que aponta 2019 como a data limite para as nações respeitarem as diferenças, evitar a III Guerra Mundial e, assim deixar de destruir a natureza e viver em paz -, tornou-se um alento para a evolução espiritual da humanidade. E uma orientação máxima para o ser humano deixar de aquecer o planeta.
As inscrições e indicações à maior premiação ambiental brasileira focada na sustentabilidade são gratuitas e vão até o dia 05 de setembro próximo, às 23h59. Elas podem ser feitas pela internet, por meio do site www.premiohugowerneck.com.br.
Criado em 2010, a premiação tem apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)/Feam-IEF-IGAM; da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)/Sesi; Fecomércio-MG/Sesc-Senac; Prefeitura de Belo Horizonte; Fundação Dom Cabral; Sucesu Minas,  Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza e da Fundação SOS Mata Atlântica. Desde sua primeira edição, 111 projetos, personalidades e instituições foram premiados entre mais de 800 indicações e inscrições recebidas de todo o país.
Categorias 2016
Abertas
1.      Melhor Exemplo em Água, Ar, Flora ou Fauna
2.      Melhor Exemplo em Educação Ambiental
3.      Melhor Exemplo em Inovação Ambiental
4.      Melhor Exemplo em Mobilização Social
5.      Melhor Exemplo do Terceiro Setor
6.      Melhor Anúncio ou Campanha Publicitária
7.      Melhor Empresa
8.      Melhor Empresário
9.      Melhor Político
10.  Destaque Municipal
11.  Destaque Estadual
12.  Destaque Nacional
13.  Personalidade do Ano

Específicas para patrocinadores
14.  Melhor Parceiro Sustentável
15.  Melhor Projeto de Parceiro Sustentável

Saiba mais:
Inscrições e indicações
Janaína Ribeiro
(31) 3481-7755

Assessoria de Imprensa
Luciano Lopes – luciano@souecologico.com
Cristiane Mendonça – cristiane@souecologico.com

Estúdio de Som Querubim


Jovens que foram tocados pela música e participam de oficinas do Projeto Querubins na Vila Acaba Mundo, em BH, agora terão um lugar próprio para o desenvolvimento de suas atividades. O Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela MRV Engenharia, iniciou a construção de um estúdio que abrigará as oficinas de música da entidade permitindo a realização de cursos como técnico de gravação, cenografia e iluminação, além da gravação de material para a comunidade.
“A estrutura tem potencial para trazer retorno financeiro, tornando-se sustentável, através do aluguel do espaço para ensaios e gravações, por exemplo. Ter o nome do Instituto MRV vinculado a um projeto como esse é uma grande satisfação para a empresa e seus colaboradores e revela como estamos empenhados com responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, ainda mais em comunidades que estão localizadas próximo à construtora”, afirmou Raphael Lafetá (foto), diretor do instituto.
Ao todo, estão sendo investidos R$ 291 mil na construção do espaço, que se chamará “Estúdio de Som Querubim”. As obras têm previsão de serem concluídas no fim de junho.

Foto 1: Integrantes do projeto agora terão um espaço próprio para participar das oficinas / Divulgação


Sob nova gestão


O engenheiro metalúrgico Ruben Fernandes, 50 anos, é o novo presidente da Anglo American Brasil. Com 28 anos de experiência na indústria de mineração e passagens pela Votorantim Metais e Vale, ele substitui Pedro Borrego, presidente interino da Minério de Ferro Brasil desde novembro de 2015 e que participou integralmente do desenvolvimento e comissionamento do Projeto Minas-Rio ao longo de oito anos.
“O Minas-Rio é o maior investimento da Anglo American no Brasil e recentemente comemoramos o 100o embarque de minério de ferro. Sem dúvida, foi uma experiência de aprendizagem profissional inigualável para mim, assim como para toda a equipe. Agora trabalharei junto com o Ruben para garantir a continuidade dos trabalhos e uma transição adequada”, destacou Borrego, que assumirá um novo cargo na sede da Anglo American, em Londres, nos próximos meses.

“Estou muito satisfeito com a oportunidade de liderar os negócios da Anglo American no Brasil e, em particular, por poder contribuir com o excelente trabalho realizado pela equipe da Minério de Ferro Brasil no desenvolvimento do Minas-Rio. Nosso foco será aumentar a competitividade global do projeto, oferecendo aos nossos clientes produtos diferenciados e de alta qualidade, além de continuar progredindo nos processos de desinvestimento de Nióbio e Fosfatos e de Níquel", ressalta Ruben Fernandes.