Homenagem merecida



Em plena semana de lua cheia, a superintendência regional do Ibama realizou uma série de atividades para celebrar os 25 anos de sua criação e atuação em Minas. Uma delas foi reunir todos os seus ex-superintendentes, que receberam placas comemorativas em reconhecimento aos serviços prestados à causa: Evandro Xavier, Alison José Coutinho, Marco Túlio Simões Coelho, atual superintendente, Jader Pinto de Campos Figueredo, Antônio Fernando Durço e Roberto Messias Franco.

Gandarela em silêncio




Serra do Gandarela - Foto: Danilo Siqueira

Nem o Ministério do Meio Ambiente nem o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informam como anda o licenciamento ambiental da Mina Apolo, pretendida pela Vale, na Serra do Gandarela. Enquanto a discussão prossegue a portas fechadas, em âmbito federal, dois fatos locais chamam a atenção. Um é a recente decisão da Prefeitura de Rio Acima, que revogou sua carta de conformidade, voltando atrás na anuência dada ao projeto em seu município. Outro é a circulação de um pôster ilustrativo da região, feito pelo Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela, onde só aparece o “Parque Nacional” e sem área alguma a ser minerada, conforme proposta inicial conciliatória.

Zelando pelas águas

Zelando pelas águas

A ONG Zeladoria do Planeta realizou mais uma Expedição ECO de sensibilização social sobre a importância de se preservar os recursos naturais no entorno dos topos de serra da capital mineira e dos municípios de Nova Lima e Brumadinho, notadamente nas regiões do Parque Estadual da Serra do Rola Moça e da RPPN Capitão do Mato, da Vale. O objetivo é informar a população e, com o seu apoio, garantir a infiltração e a acumulação da água de chuva nesses locais. 

A Expedição que, além da Vale, contou com a parceria do IEF, Copasa, Sindiextra e Revista ECOLÓGICO, também virou documentário exibido no Programa Viação Cipó, da TV Alterosa, e pode ser acessado no site da ONG (www.zeladoriadoplaneta.com). O vídeo conta com depoimentos do ex-ministro de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, do apresentador do Viação Cipó, Otávio Di Toledo, e do gerente de Meio Ambiente da Vale, Rodrigo Dutra Amaral.