Quem planta, colhe

Foto: Reinaldo Hingel - Divulgação MMX
Quem tem competência, se estabelece, diz o velho ditado. Mas se ainda somar carisma pessoal, relacionamento fácil e consciência ecológica, diz o novo ditado do desenvolvimento sustentável, vai mais longe ainda. Foi o que aconteceu com o geólogo e engenheiro de Minas Carlos Gonzalez, recém-anunciado pela MMX, do Grupo EBX, de Eike Batista, como o novo presidente e diretor de Relações com Investidores. Formado pela Escola de Minas de Ouro Preto e com MBA em gestão estratégica de negócios pela FEA/USP, Gonzalez começou a ganhar notoriedade desde seus primeiros tempos na Vale, como responsável pela gerência geral de operações de Carajás.
A partir de 2001, como diretor de mineração da EBX, ele tornou-se também responsável pelo projeto Minas-Rio, hoje da Anglo American, em implantação na delicada região de Conceição do Mato Dentro, no coração de Minas, considerada Reserva Mundial da Biosfera.
Deve-se a ele o fato de esta futura mina ter sido o primeiro projeto na história mineral do Estado a ser concebido de maneira parceira com os órgãos ambientais do Estado, o que garantiu sua aprovação e licenciamento recordes.  O projeto é “modelo” de mineração sustentável para o país. Isso aconteceu a partir de 2008, quando ele ocupou a posição de CEO da Anglo, que comprou o projeto de Eike. De volta ao grupo, em 2011, ele foi surpreendido agora com este novo desafio, quando estava de férias em Ubatuba, no litoral paulista, com a família, e recebeu um telefonema de Eike.
“Eu me sinto motivado por ter participado do projeto MMX desde a sua concepção e abertura de capital, além de conhecer bastante a holding. Recebo a empresa com o desafio de concluir o processo de licenciamento ambiental da barragem Serra Azul e o de entregar o Superporto Sudeste” – declarou em sua primeira entrevista. Simplicidade, credibilidade e capacidade de se relacionar indistintamente, seja com as autoridades do governo, seja com as ONGs e os ambientalistas históricos mineiros, de cuja maioria ele tornou-se amigo, é o que também não lhe falta.
Próxima Postagem
« Prev Post
Próxima Postagem
Próximo Post »
0 Deixe seu comentário!