Esses moços...



Adilson Rodrigues, José Nogueira, José Cláudio Junqueira, José Aparecido (Cido), Apolo Heringer e José Carlos Carvalho não fogem à luta quando a causa é comum. Diferenças e estilos à parte, eles responderam à convocação do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), o “menino dos olhos” de Andréa Neves, e disseram um uníssimo “não” ao perigo de 450 mil sacolas plásticas descartáveis voltarem a poluir, diariamente, a nossa natureza. É o que você confere aqui.

Esse Tadeu ....




Foto: Sebastião Jacinto Júnior
Era para ser mais uma reunião importante da secretaria-executiva da Fiemg. Mas o último convidado, Tadeu Carneiro (foto), diretor-geral da CBMM, foi além. Deu uma verdadeira aula de ecologia humana, social e econômica ao explicar como a maior mineradora de nióbio de ferro do planeta conseguiu evoluir sustentavelmente ao longo de seus já 50 anos de atividades. Isso, a apenas 300 metros de distância do Parque Balneário de Araxá, onde Dona Beja costumava se banhar e encantar até a natureza à sua volta. Aguarde a cobertura da exposição da CBMM na próxima ECOLÓGICO.

Essa Anglo...



Foto: Jair Campos
Muito oportuno o “I Workshop de Mineração para Jornalistas”, promovido pela AngloAmerican, sob a batuta de Pedro Borrego, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil, além de outras áreas estratégicas. Mais que envolver editores de veículos com especialistas de renome na área, ele contou com a mediação ecologicamente “americana”do José Mendo Mizael de Souza. Ex-presidente do Ibram, durante décadas, Mendo foi um dos grandes responsáveis pela abertura do diálogo mineração-ambientalistas, quando da  discussão e criação da Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana de BH (APA-Sul).

Essa Giselle...

Foto: Divulgação

A fundadora e presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-MG), Gisele Lisboa, é a nova Cidadã Honorária de BH. Natural do Rio de Janeiro, a advogada, empresária e “apaixonada pela vida”, como prefere se apresentar, em menos de quatro anos de atividades intensas na capital mineira já atua em vários segmentos, desde como diretora da ACMinas como de relações institucionais do Inhotim. Seu mérito companheiro é o de também agregar a questão ambiental na instituição que dirige.

Esse Benício...

Foto: Divulgação

Foi um sucesso a mineira a realização, na Fiemg, do Fórum Ambiental´2012 sobre Mineração Sustentável, promovido pela ONG Zeladoria do Planeta, Meio Ambiente e Cultura. Leia-se Fernando Benício, seu presidente, cada dia mais protagonista da causa em comum. Detalhe de ecologia humana: seu evento também prestou homenagem à memória de Ilmar Bastos.

Esse Coura...

Foto: Divulgação

Já era esperando o presidente onipresente do Ibram e do Sindiextra, José Fernando Coura, vencer a candidatura do Cazaquistão e fazer o Brasil sediar o 24º. World Mining Congress em 2016. A votação ocorreu em Viena, na Áustria, por 16 votos contra cinco, decididos pelos representantes de 21 países reunidos. “Trata-se de uma nova etapa na história e desenvolvimento sustentável do nosso setor”, ele comemorou. O evento acontecerá na Cidade Maravilhosa.

Esse Zé...


Foto: Arquivo pessoal
O ex-ministro e ex-secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho (foto), preferiu um critério ecológico-afetivo para comemorar o seu concorrido aniversário de 60 anos. Além de devastar totalmente a barga e bigode, coisa que a sua própria esposa Sônia e filhos jamais testemunharam, ele resolveu convidar somente os seus “amigos” de coração e não os “amigos” dos seus tantos cargos que ocupou. Resultado: encheu o avarandado do Minas 2 do mesmo jeito. A história viva do IEF, por exemplo, incluindo amigos e antigos funcionários até na casa dos 90 anos de idade, marcou presença. E se comoveu.